Atendimento Personalizado em hotéis: você conhece seu hóspede?

Um dos segredos para o crescimento de qualquer negócio é a excelência no atendimento.

Mas, será que o bom atendimento é eficiente? Você já pensou em ter um atendimento personalizado, mais humano, que converse mais com cada hóspede, individualmente?

No artigo de hoje, vamos falar sobre atendimento personalizado e como levar essa estratégia para o seu ambiente.

Tudo começa compreendendo a experiência do usuário.

Uma grande dúvida enfrentada por gestores de hotéis é sobre como compreender a experiência do cliente.

Indo além do bom atendimento, como determinar o grau de satisfação de cada um.

Existem algumas formas simples de fazer isso. Tudo começa pela definição do público alvo e a construção da persona.

Logo depois é necessário pensar meios de otimizar o atendimento, inclusive salvando e protegendo as informações sensíveis fornecidas pelos clientes, como nome e telefone de contato.

Defina quem é seu público: conheça suas personas

O público-alvo nada mais é do que o segmento da população que estará sendo atendida pelo estabelecimento.

A persona, por sua vez, é o comprador ideal, o perfil do consumidor que agrega todas as características desejadas. Em outras palavras, a persona é a pessoa que tem mais chances de se hospedar no seu hotel.

Para definir o público-alvo e a persona é preciso responder o seguinte: para quem o hotel foi destinado?

Segmente seus clientes por faixa etária, por situação (a estadia é a trabalho, férias, alguma ocasião especial?) classe econômica e quantas mais segmentações você achar pertinente.

É só conhecendo bem seus clientes que você saberá como melhorar a sua comunicação com eles.

Mantenha a gestão muito eficiente, sempre!

O segundo passo para garantir atendimento personalizado é a otimização da gestão do seu hotel.

Ela deve ser eficiente, simples e nada burocrática, principalmente para o hóspede.

Isso significa que todos os dados solicitados devem ser essenciais. Nada desnecessário deve ser exigido dos hóspedes.

Aproveite também para apostar nas plataformas online, que dão mais autonomia para o cliente.

Poder encontrar, reservar e pagar o hotel pela internet é uma comodidade que seu consumidor pode gostar de ter, e com um bom sistema você terá todos o histórico de dados que precisa quando ele chegar ao estabelecimento.

Elimine os erros diários com um bom software de gestão

Os softwares de gestão estão prontos para atender todos os setores do seu negócio. Financeiro, estoque, reservas, tudo passa pelo sistema.

Porém, aproveite a ferramenta para diminuir erros e melhorar a personalização do seu atendimento.

Chamar seu cliente pelo nome, consultar o histórico de reservas e já antecipar alguns pedidos pode ser uma forma de agradar e estar melhor preparado para receber esse consumidor.

Por exemplo: se seu cliente pediu um quarto com sacada todas as vezes que esteve presente, porque já não pré-reservar para ele um quarto assim, mesmo que o pedido para isto ainda não tenha sido feito?

Quando você tem um bom software de gestão que auxilia nos processos pesados, logísticos e financeiros, cuidar dos detalhes fica mais simples.

Além de eliminar erros, um software proporciona economia de tempo e mão de obra.

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Solicite (e preste atenção) nos feedbacks dos seus clientes

Já que estamos falando de atendimento personalizado, solicitar e atender aos feedbacks dos clientes é mais do que importante.

Um feedback é uma resposta a um estímulo e pode revelar pontos negativos e positivos importantes.

Muitos clientes dão feedback de forma espontânea, mas é interessante estimular essas respostas.

Forneça ao cliente formulários de avaliação do atendimento, seja em forma analógica (formulário impresso) ou formulário digital.

Demonstre o seu interesse na opinião do cliente.

Mas lembre-se, tão importante quanto receber o feedback é colocar em prática as mudanças que forem necessárias.

Dessa forma o cliente notará o esforço do estabelecimento em sempre realizar um atendimento de qualidade, aprimorando seus métodos e técnicas.

O atendimento de qualidade deve estar entre as principais prioridades de qualquer gestor. Hóspedes bem atendidos é o segredo para o sucesso no ramo de hospedagem.

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2018-06-29T15:31:44+00:00 Gestão, Hotelaria|

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