Chatbots na hotelaria: como aproveitar esta ferramenta?

Chatbots na hotelaria: como aproveitar esta ferramenta?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que faz parte da nossa realidade e que está colaborando com tudo, de prestação de serviços a eletrodomésticos. No setor hoteleiro, ela também pode se fazer presente para facilitar inúmeros processos.

Entre as ferramentas mais úteis que utilizam essa tecnologia estão os chatbots, ou robôs de bate-papo.

O que é um chatbot?

É uma ferramenta que utiliza a inteligência artificial para permitir a interação entre pessoas e computadores através de interfaces conversacionais instaladas geralmente nos chats e aplicativos de bate-papo, como o messenger do Facebook ou WhatsApp, canais que as pessoas já utilizam normalmente.

Dessa forma, o computador “bate-papo”com a pessoa, oferecendo respostas baseadas em informações que recebe.

Mas como aproveitar os chatbots na hotelaria?

Essa é a pergunta que vamos responder com esse artigo.

Decisão sobre reservas

As novas gerações exigem instantaneidade para tudo, inclusive para obter informações e tirar dúvidas.

Quando alguém tiver alguma pergunta sobre o seu hotel, o chatbot consegue respondê-la no mesmo momento, utilizando os mesmos canais cotidianos de quem tem a dúvida, e sem a necessidade de que essa pessoa precise parar o que está fazendo para telefonar ou mesmo abrir mais uma aba no seu navegador.

Isso pode ser decisivo na hora de estabelecer uma reserva, e se o seu hotel tiver um chatbot vai sair na frente daqueles que não possuem essa tecnologia.

Tem dúvida? Então se coloque no lugar de alguém que está pesquisando sobre hotéis. Você encontra dois estabelecimentos que atendem às suas necessidades e entra em contato pelo Facebook para tirar algumas dúvidas.

Um desses hotéis tem um tempo médio de resposta de duas horas. O outro tem um chatbot que responde no momento em que você entra em contato.

Antes que um hotel responda, o outro já tirou todas as dúvidas e ainda te induziu a fazer a reserva. Pronto, você já resolveu essa questão.

Conheça também outras formas de como interagir nas redes sociais.

Canal de comunicação com os hóspedes

De tão óbvia, essa informação pode até passar por irrelevante, mas é preciso que um hotel mantenha um canal de comunicação aberto durante as 24 horas do dia.

Afinal, cada pessoa tem horários e necessidades diferentes.

Com um chatbot, não será necessário um colaborador com adicional noturno no salário apenas para sanar dúvidas e dar informações, e nenhum outro funcionário vai precisar parar de fazer outros trabalhos para cobrir essa função.

Com a inteligência artificial, há ainda a certeza de que nada do que for importante vai ser esquecido de ser dito.

Além disso, um chatbot consegue conversar em várias línguas, dispensando a necessidade de um colaborador que fale outros idiomas, evitando saias justas e desistências de reserva.

Melhorar o serviço de quarto

O bot pode ser utilizado, inclusive, enquanto a hospedagem está ativa.

Através dele, o hóspede pode solicitar serviço de quarto, reposição de bebidas no frigobar, limpeza e organização, tanto de dentro do quarto quanto se estiver fazendo passeios ou trabalhando.

O chatbot também pode dar sugestões de serviços e produtos aos hóspedes enquanto ele estiver hospedado, o estimulando a aumentar seu ticket médio dentro do hotel.

Tudo isso poupa tempo e ligações, vantagem para o hotel e hóspede.

Atendimento personalizado e engajamento com a marca

Como já dissemos, um chatbot funciona através do armazenamento de informações, e pode usar essa inteligência para identificar quem realmente está interessado em se hospedar no seu hotel.

De forma automática, ele processa todas as dúvidas e desejos dos possíveis hóspedes, em um banco de dados rico em informações pessoais e específicas.

Através dessas informações, se bem parametrizadas, o hotel consegue enviar ofertas estratégicas, direcionadas as pessoas de quem captou informações durante os bate-papos, em materiais personalizados.

Aqui no blog da Bitz, já conversamos sobre atendimento personalizado em hotéis.

Através do chatbot é possível também fazer follow-up e medir a satisfação dos clientes, que podem dar dicas para melhorar ainda mais a experiência.

Esse atendimento “especial” fará com que o hóspede se sinta próximo da marca, fazendo boas avaliações e recomendando sempre que possível, de forma proativa.

Ainda tem dúvidas de que o chatbot é uma ferramenta para alavancar os seu negócios?

Pois saiba que grandes redes hoteleiras, como Holiday Inn, Hilton e Cosmopolitan adotaram essa alternativa e só descrevem vantagens.

Ainda tem dúvidas de que um chatbot é uma boa ideia? Entre em contato conosco e te falaremos mais a respeito do assunto.

Conheça outras tecnologias para o ramo de hotéis em nosso Material:tecnologias no ramo de hotéis

 

2018-07-17T13:59:16+00:00 Gestão, Hotelaria, Inovação|

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