Evite fraudes: como deixar seu motel mais seguro?

Evite fraudes: como deixar seu motel mais seguro?

As fraudes são um grande problema no setor moteleiro de modo geral.

Roubo ou quebra de itens do quarto, cobranças erradas, tudo isso gera prejuízo para o dono do negócio além de desconforto para toda a equipe e gestão.

Além disso, o que poucos gestores sabem, é que:

As principais fraudes que acontecem em Motéis vêm da falta de um bom sistema de gestão para controle de informações.

Para resolver problemas como estes e evitar fraudes no seu estabelecimento, uma boa dica é investir em um bom sistema de gestão.

Assim, poderá ter um controle melhor de tudo o que acontece no seu negócio, em um só lugar, o que evitará fraudes e otimizará o seu tempo, para investi-lo em outros pontos importantes do seu empreendimento.

Entrada dos clientes ou reservas: Quando o controle é feito manualmente, fica a critério do recepcionista dar entrada ou não.

As reservas manuais ainda são muito utilizadas, mas são um grande problema.

Como a entrada fica a critério da recepcionista, muitas vezes é possível que clientes acabem entrando e saindo sem registro.

Além de um problema sério para o setor financeiro, todas as análises de resultados do motel fica comprometida.

Como saber com precisão os números do seu motel se as entradas, que é a principal fonte de dados, está comprometida e pode apresentar várias falhas?

Isso pode acontecer justamente por uma questão de falha manual na hora de contabilizar o valor por cliente, ou até mesmo por coerção ao golpe.

A cobrança também pode ser prejudicada.

Logicamente que, quando não existe um controle efetivo das informações, a cobrança por serviços, produtos consumidos e etc, também é afetada.

Como não existe um controle efetivo do que deve ser cobrado para cada cliente, é possível que alguma falha aconteça nesse processo e que alguns serviços deixem de ser cobrados como deveriam.

O cliente consumiu algo dentro do seu motel? Você tem controle sobre isso? Na hora do check-out, muito melhor que reunir comandas, pedidos e bloquinhos de papel, que tal ter tudo em uma única tela?

É mais seguro para você, que está cobrando pelo o que o cliente realmente consumiu, não abrindo brechas para desvio de dinheiro entre funcionários.

Muitos gestores já tiveram este mesmo problema: o cliente faz o pedido e o pagamento para o mesmo profissional.

Como não há controle desta informação, o próprio funcionário decide o que lançar e o que não lançar no controle de contas.

Como evitar fraudes no motel: Tenha um sistema de gestão

Se você quer mesmo saber como deixar seu motel mais seguro, então saiba que a melhor forma de fazer isso é implantando um sistema de gestão.

Através dele, é possível ter o controle total sobre todas as informações do seu empreendimento. Desde o check-in dos clientes, até o que cada um deles consumiu no quarto.

Através do sistema, você gestor também tem comunicação direta com as automações do seu motel. Possui automatização de portões e energia elétrica? Dentro do mesmo sistema, você tem controle sobre estas informações e também evita gastos desnecessários.

Auditoria e Economia através de um só equipamento.

Conheça sua equipe e seus processos

Outra dica sobre como deixar seu motel mais seguro é saber como o seu negócio funciona.

Sabendo exatamente como cada processo funciona, desde a entrada até a saída do cliente, fica mais fácil identificar golpes.

Contar com uma equipe de confiança também é fundamental, pois, ela te ajudará a deixar o ambiente mais seguro.

Portanto estas são algumas dicas para evitar fraudes no seu negócio. Gostou do post?

Tem alguma sugestão a acrescentar para deixar os motéis mais seguros?

Então não deixe de comentar abaixo!

Gestão de motel

2018-06-29T15:45:50+00:00 Gestão, Motelaria|

Deixe um comentário

X

Falta pouco! Complete seu cadastro. A equipe Bitz logo entrará em contato!