Como interagir com viajantes nas redes sociais?

Não há como negar que as redes sociais hoje fazem parte das nossas ferramentas básicas de comunicação.

Por meio delas, muito além de interagir com nossos amigos e conhecidos, trocamos informações, buscamos serviços, fazemos reclamações e elogios. Isso enquanto pessoas físicas, e tudo com um alcance bastante potencializado.

Se emitimos uma opinião, ela pode ser replicada centenas de milhares de vezes, e é isso o que as pessoas têm feito — inclusive para reclamar.

Essa é a grande sacada das redes sociais: elas nos colocam em contato direto com as empresas, que podem ganhar a simpatia ou a antipatia dos usuários de acordo com a forma como interage com eles.

Mas não é só isso. A internet passou a ser a forma mais rápida e eficaz de qualificar e procurar por serviços qualificados.

No caso dos hotéis, é procurando pela opinião de quem já se hospedou naquele lugar, ou mesmo através de rankings de aplicativos especializados, que os viajantes optam por esse ou aquele estabelecimento.

A partir disso, você já pensou que podem existir maneiras mais efetivas de se utilizar seus benefícios?

Se esse assunto te interessa, continue lendo para saber como colocar as redes sociais para funcionar a seu favor.

Os aplicativos revolucionaram a forma de conhecer os hotéis

Aplicativos e plataformas para busca de hotéis, uma alternativa relativamente nova aos viajantes, têm o objetivo de que se encontre o melhor custo/benefício, ou seja, o lugar ideal, de acordo com o perfil do hóspede, pelo melhor preço.

Esses aplicativos reúnem informações repassadas tanto pelo hotel quanto por quem já se hospedou no local, com avaliações e impressões sobre o local.

Ao pesquisar ele, suas vantagens e serviços, o viajante acaba tendo uma compilação de dados que o ajudam a decidir onde se hospedar.

Alguns aplicativos ainda sugerem locais de acordo com o perfil do viajante que, quando está com todos estes dados na palma da mão, consegue resolver com muito mais facilidade sobre onde se hospedar, ao invés de ir buscando de hotel em hotel.

Assim, viajantes que utilizam aplicativos para buscar hotéis conseguem as mais diversas informações, de forma mais detalhadas.

Por isso a forma como seu hotel é avaliado dentro desses serviços de fato se torna um diferencial competitivo muito forte no mercado.

Se você quer saber como estar presente de forma positiva em locais como Trip Advisor e outras plataformas, já conversamos sobre isso aqui em nosso blog.

Comunicação rápida pelas redes sociais

Hoje em dia, muitas pessoas procuram fazer contato pelas redes sociais para sanar qualquer tipo de dúvida, já que esse pode ser o meio mais rápido de resolução.

Estar presente nas redes sociais é, então, algo que se tornou obrigatório.

Essa possibilidade de conexão hóspede/empresa é responsável por estreitar (ou desfazer) laços, por isso merece atenção especial.

Algumas regras são obrigatórias para esse tipo de relação. Elas são:

  • Esteja preparado para responder
  • Responda rapidamente
  • Se for mensagem por texto, capriche na gramática
  • Ajude o cliente a tomar uma decisão correta
  • Seja sempre gentil
  • Absorva as reclamações e use-as para melhorar o seu serviço
  • Não responda reclamações no modo público
  • Nunca deixe um cliente sem resposta

Se o seu hotel conseguiu criar muitas oportunidades de interação dentro das redes sociais, ou não há um funcionário para atender essa demanda, considere chatbots para auxiliar no atendimento.

Essas são dicas simples e que podem ajudar bastante para que a relação entre os envolvidos seja natural e flua da melhor maneira, sem dores de cabeça e principalmente sem descontentamentos.

Use o potencial das redes sociais para divulgar o seu hotel

É fato que não há veículo de divulgação mais eficaz e com maior alcance do que as redes sociais.

Utilizar deste benefício pode ser fator de grande diferença entre locais que ofereçam o mesmo serviço, principalmente quando permite que clientes possam avaliar e inclusive recomendar a outros.

Nada melhor do que os próprios clientes falarem sobre a qualidade dos serviços prestados e esta é uma iniciativa simples.

Além de maior alcance também terá maior indicação, de modo que o estabelecimento esteja sempre em destaque.

Saber como melhorar o posicionamento do seu hotel nas buscas do Google pode ser muito útil para melhorar seu movimento.

Interaja com clientes que postaram fotos, marcaram o hotel nas redes sociais e querem essa comunicação de “likes”

Redes sociais não são um local apenas para reclamação, muito pelo contrário. Quem consegue estabelecer uma comunicação agradável, divertida, ganha seguidores e visibilidade.

Uma boa dica é: quanto mais próxima é a relação entre os usuários e o local onde se hospedaram, mais divertida é a interação.

Se relacionar nas redes sociais mostra que o estabelecimento está disponível para o cliente e ligado no que está acontecendo no universo virtual.

Locais que têm essa prática como costume geralmente são muito bem falados entre pessoas que já utilizaram ou até que podem vir a usar, acumulando seguidores e sendo sempre o primeiro a ser lembrando quando ele precisar se hospedar, simpatizando e fidelizando clientes.

Estar nas redes sociais, como já foi dito, é obrigatório. Mas promover uma interação diferenciada gera reconhecimento e indicação de serviços. É um investimento com retorno mais que certo.

O novo consumidor está muito presente nas redes sociais. Você já sabe trabalhar com a geração Millennial? Temos um material que será ótimo para a sua gestão:Novo consumidor geração millennials

 

2018-06-29T15:12:32+00:00 Gestão, Hotelaria, Inovação|

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