Como medir performance em seu Hotel?

Como medir performance em seu Hotel?

Saber como medir performance em seu hotel pode ser a chave para melhorar seus processos, sua gestão e sua estratégia de sucesso.

Atualmente, não só é possível mensurar muitas das áreas do seu hotel, como você também pode ter todas essas informações na palma da sua mão, no tempo em que precisar.

Sente que está na hora de analisar os dados de cada setor do seu hotel?

Pronto para saber mais a respeito?

Continue a sua leitura!

A importância de saber como medir performance e acompanhar resultados do Hotel

Tudo aquilo que pode ser medido, pode ser melhorado. E quanto melhor for o seu desempenho, maiores serão seus resultados.

Essa lógica é bem simples e faz sentido, certo?

Todo o trabalho de mensuração do seu empreendimento faz com que você tenha em suas mãos os resultados atuais e reais do seu negócio.

Diferente de uma opinião ou da suspeita de um bom rendimento, você terá como observar qual é a verdadeira face do seu serviço.

Isso significa que você, como gestor, poderá apontar com exatidão quais são aquelas áreas que os clientes não gostam, quais os problemas que cada setor possui.

Quando temos a chance de melhorar, temos também a oportunidade de aumentar a satisfação dos clientes, que é um dos grandes pontos que determinam a performance final.

Abaixo, nós falaremos algumas das áreas que você pode medir a performance do seu hotel!

A ocupação dos quartos

A ocupação dos quartos é uma das melhores métricas que você tem para avaliar os períodos de maior movimento. Para chegar a essa porcentagem, basta dividir o número de quartos pagos ocupados com o número de quartos disponíveis no hotel.

Exemplo: se você apresenta 50 quartos ocupados e pagos, e 100 quartos disponíveis, você apresenta 50% de ocupação naquele período, o que pode ser ou não excelente.

O que vai determinar se esse é uma boa ocupação depende das suas metas, da sazonalidade e da sua região.

Em alta temporada, é esperado que você atinja pelo menos 70% de ocupação para ter a certeza de que está em um bom rendimento.

A receita

A receita normalmente é uma das principais métricas de qualquer negócio.

Na hotelaria, ela pode ser medida de várias formas. Uma delas é com a média dos preços, mas também é válido fazer essa avaliação da maneira mais “tradicional”, que é observando o fluxo de caixa mensal.

Bons negócios obviamente possuem esse fluxo de caixa positivo. Ou seja, eles ganham mais do que gastam.

Apesar deste ser o cenário ideal, existem situações em que o negócio pode não render o esperado em função das condições externas.

Para os hotéis, essas condições são conhecidas como “baixa temporada”, que é o período de maior vacância dos quartos.

A média dos preços

A terceira métrica que mostra que o seu serviço está sendo bem realizado é a receita que cada quarto ocupado é capaz de gerar.

Diferente do que muitos imaginam, o pagamento da diária é somente parte dos seus lucros.

Para realizar o cálculo da porcentagem de receita de cada quarto ocupado, divida a receita gerada pelas diárias de determinado período pelo número de quartos disponíveis no hotel.

Para simplificar, imagine que a receita gerada tenha sido de 1.000 reais e que você apresente somente 10 quartos disponíveis. O resultado desse cálculo é 100 reais, o que demonstra a média dos custos dos seus clientes.

Mais uma vez, haverá a necessidade de uma análise aprofundada para saber se os seus resultados estão dentro do esperado ou não.

Como a tecnologia e os softwares de gestão podem ajudar

A tecnologia nos permite agilizar tarefas, diminuir o tempo de execução e até mesmo a automação de vários processos que antes poderiam levar dias ou até mesmo semanas para serem completados.

Para a hotelaria, existem softwares de gestão que são capazes de dar todas essas porcentagens de maneira automatizada e em tempo real.

A chance de erro humano diminui para quase zero e com isso é mais fácil ter uma ideia da performance geral do seu hotel.

Seja para novos negócios ou para empreendimentos que já estão estabelecidos no mercado, os softwares de gestão são uma das melhores ferramentas e investimentos que você pode fazer para garantir que está no caminho certo.

Medir a performance do seu hotel é uma forma de não errar em sua gestão e melhorar cada vez mais a sua rotina.

Para conhecer algumas das principais tecnologias que você pode usar em seu hotel, deixamos aqui este eBook com várias delas. É totalmente gratuito!Tecnologia hotel

2018-06-29T14:33:43+00:00 Economia, Gestão, Hotelaria|

Deixe um comentário

X

Falta pouco! Complete seu cadastro. A equipe Bitz logo entrará em contato!