Documentos fiscais no ramo de motéis: Saiba tudo!

Emitir documentos fiscais no ramo de motéis aqui no Brasil é um processo que exige conhecimento.

Atualmente, o tema passa por constante alteração e é necessário que gestores acompanhem o assunto para não descumprir com as obrigações fiscais.

Também tem dúvidas sobre a emissão de documentos fiscais no ramo de motéis?

A Bitz Softwares pode lhe ajudar.

Acompanhe.

Entenda a documentação de notas fiscais

Primeiramente, é preciso que você entenda que as normas apresentadas aqui são a respeito da prestação de serviços de modo geral, não específicas da emissão de documentos fiscais para motéis.

Existem algumas leis que falam sobre a obrigatoriedade da nota fiscal.

Porém, são as normas complementares emitidas pela Receita Federal que não podem ser ignoradas e são nelas que existem alguns detalhes sobre o tema.

Em cada estado a lei é aplicada de uma forma, por isso, existem algumas normas que são conhecidas em âmbito nacional e outras que são particulares de cada estado ou município.

Há, basicamente, dois formatos de notas fiscais que emitimos em nosso dia a dia: a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico, a NFC-e e a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, a NFS-e.

A primeira serve para registrar venda de produtos, enquanto a segunda, é comprovar a prestação de serviços.

Por isso ela que é utilizada nos serviços de motelaria.

Há também, algumas documentações específicas de cada estado, como o SAT em São Paulo e o PAF em Santa Catarina. Ambos para venda de produtos.

A NFS-e é um documento digital muito importante para a fiscalização e seu modo de emissão varia bastante de acordo com as leis de cada cidade.

Por isso, é sempre bom estar atento a quais normas são aplicadas na cidade em que seu motel está.

Em toda forma, é através da NFS-e que você garante à receita a origem de seus lucros e como você comprova o que recebe de seus clientes.

A importância de cumprir a lei

Em qualquer segmento que seja, é importante se manter sempre atento.

Crimes por sonegação de impostos, por exemplo, possuem como pena detenção de 6 meses a 2 anos e ainda uma multa de 2 a 5 vezes o valor do que não foi pago.

A emissão correta da documentação fiscal em seu motel garante que situações assim, não aconteçam.

O código de defesa do consumidor

O consumidor possui todo o direito de receber a nota fiscal, seja de um produto e/ou serviço.

E isso ocorre para que se o consumidor tiver algum problema quanto a sua utilização do serviço, ele possa garantir os seus direitos e ter a sua garantia.

Quando o gestor moteleiro se recusa a entregar a nota fiscal, ele acaba cometendo o crime tributário, onde pode ser preso ou pagar uma multa.

Para que você moteleiro não passe dor de cabeça, é preciso procurar logo uma solução eficiente para esse serviço de emissão.

A Bitz Softwares, é uma empresa especializada em sistemas de gestão de motel e conta com um módulo fiscal completo que irá ajudar você a realizar essa operação.

Para conhecer mais sobre o módulo fiscal, clique aqui.

Conheça o Meu Motel

2018-06-29T14:22:38+00:00 Brasil, Gestão, Motelaria|

Deixe um comentário

X

Falta pouco! Complete seu cadastro. A equipe Bitz logo entrará em contato!