Erros que você está cometendo na gestão do seu hotel e como evitá-los?

Manter a gestão do seu hotel sempre com excelência é fundamental para garantir bons resultados.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, procurando por serviços de qualidade, bom atendimento e uma equipe hábil e rápida, não é mesmo?

São muitos pontos a serem observados: administrativo, comunicação, qualidade de atendimento, etc. Erros nos pequenos detalhes podem prejudicar o rendimento de todo o empreendimento.

Por isso, identificamos e selecionamos os erros mais comuns dos gestores de hotéis para você não cometê-los em sua gestão.

Fique conosco e saiba como melhorar, ainda mais, o seu hotel.

Antes de tudo: confie em sua equipe!

Os erros de gestão estão relacionados não apenas às ações praticadas pelo gestor, mas de todos os envolvidos nos processos hoteleiros.

Por isso, é importante contar com o trabalho em equipe e saber delegar e coordenar tarefas.

O gestor, juntamente com os demais colaboradores do hotel, devem manter um bom planejamento e execução de tarefas.

Daí a necessidade de confiar na equipe e avaliar constantemente os resultados.

Quais erros não cometer?

Para te ajudar a organizar os processos e evitar erros de gestão, separamos aqui os principais pontos que você não pode perder de vista.

São erros que podem ser facilmente evitados e contornados. Vamos lá:

Não se comunicar com seus clientes. Feedback é tudo!

Os clientes gostam de se sentir parte do negócio.

Escutar o que eles têm a dizer gera maior engajamento e fidelização, aumentando as chances de reutilização dos serviços.

Uma boa gestão hoteleira é capaz de atrair novos clientes e cativar os clientes antigos, atendendo aos anseios demonstrados por meio do feedback.

Por isso, deixe aberta a comunicação do seu cliente. É através dele que você conhece seus pontos fortes e fracos.

Claro, nem sempre será fácil ouvir um cliente criticar seu hotel.

Tranquilidade, cordialidade e uma equipe preparada para receber até as críticas mais duras é essencial.

E então, avalie: é um problema grave? É algo que pode ser ajustado rapidamente? É uma boa oportunidade para mudar algo?

Faça as mudanças necessárias e demonstre para seus clientes que você se importa com eles e com a evolução constante de seu hotel.

Não acompanhar de perto os investimentos

Um dos erros de gestão hoteleira mais comuns é a perda de controle sobre o fluxo de caixa do empreendimento.

Por ter uma grande rotatividade de pessoas, muitos custos e uma variação de preços ao longo do tempo, a gestão financeira precisa ser afiada.

As entradas e saídas devem ser acompanhadas atentamente pelo gestor, uma vez que revelam a saúde financeira do negócio.

Reduzir custos pode ser necessário. Com uma excelente gestão financeira, fica mais fácil organizar os investimentos e planejar o futuro da sua gestão.

Não se preocupar com os pequenos detalhes

Além de olhar para o macro, o gestor deve também se atentar ao micro. Grandes hotéis pensam nos menores detalhes.

Desde o primeiro atendimento até o check-out do hóspede, é essencial estar atento. Por vezes, as coisas pequenas serão as responsáveis pela volta do cliente.

Então, olhe com carinho para cada setor do seu hotel. O que pode melhorar no atendimento, na cozinha e na área de lazer?

Quais diferenciais você poderia oferecer para deixar seu cliente ainda mais confortável?

Não ficar atento às tendências do mercado

O mercado hoteleiro não para de crescer, por isso, o gestor precisa estar atualizado.

Deixar de acompanhar as tendências do setor é um erro de gestão que pode, pouco a pouco, comprometer seu empreendimento.

Fique de olho nas novas tecnologias, em novas formas de atendimento e ferramentas que você pode implementar em seu hotel para melhorar sua rotina e a hospedagem de seus clientes.

Aqui na Bitz Softwares, já desenvolvemos um material muito legal sobre Tecnologias para o Ramo de Hotéis, que você pode baixar gratuitamente.

Por isso, leia, conheça, vá em eventos e converse com outros empreendedores do ramo. A troca de experiência e o aprendizado constante são essenciais.

Não treinar e cuidar da sua equipe

Uma boa gestão hoteleira se faz com trabalho em equipe.

Daí a necessidade de treinar e capacitar a equipe de profissionais que atuam junto do gestor, para que eles consigam realizar suas funções com maestria.

Investir em sua equipe é investir em toda a sua estrutura. Em um mercado no qual o contato humano ainda é muito presente, é fundamental ter uma equipe bem treinada.

Aposte em cursos, palestras, treinamentos e oficinas para melhorar cada setor do seu hotel, deixando sua equipe preparada para lidar com as situações mais complexas.

Não usar um ótimo software de gestão

Depois dos hóspedes, podemos considerar o software o elemento mais importante de sua gestão.

Por isso, ele precisa ser excelente.

Muito além de ajudar com as reservas, um bom software para hotéis permite controlar apartamentos, tarifas, produtos, serviços, cartões e informações de usuários.

Uma boa gestão financeira e fiscal também melhora muito o dia a dia do gestor.

Quando você reúne todas as informações importantes e cruciais para seu atendimento em uma só ferramenta, você elimina os erros humanos e deixa toda a sua equipe em harmonia.

Por fim, o gestor não pode cair no erro de deixar de pensar no futuro do empreendimento.

Seja para expandir, oferecer novos serviços, estabelecer novas formas de pagamento ou atendimento, é preciso olhar para frente.

Uma boa gestão hoteleira deve estar atrelada a metas de curto, médio e longo prazo.

Com essas dicas que reunimos, temos certeza que sua gestão será mais ágil e dinâmica, agradando clientes e funcionários.

E claro, conte sempre com a Bitz Softwares para melhorar e crescer em sua gestão hoteleira. Confira nosso eBook com as principais tendências tecnológicas do mercado:

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2018-06-29T14:27:12+00:00 Gestão, Hotelaria|

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