Como melhorar os processos de limpeza para hospedagem?

Gestores de hotelaria sabem que a limpeza faz parte do dia a dia do segmento da hospedagem.  

Afinal, limpeza é o básico. O que nossos clientes esperam ao sair de casa é encontrar um ambiente limpo e confortável para toda a família, que não gere desconforto.

Essa não é uma maneira de se diferenciar dos concorrentes, mas sim de mostrar para os seus clientes que o seu serviço é de excelência.

Fazendo parte do cartão de visitas do seu hotel, pequenos detalhes podem fazer a diferença para você gestor.

Como otimizar esse processo que está tão no dia a dia da hotelaria?

Para aprender a cuidar cada vez melhor do seu ambiente, continue conosco.

Comece pelo básico: treinamento adequado para equipe

Desenvolva um planejamento de limpeza para cada parte do hotel, organize sua equipe e dê suporte e treinamento para todos.

Não apenas a equipe da limpeza deve ser treinada, mas todos os profissionais envolvidos na rede.

Quando todos os envolvidos na gestão do negócio cuidam da limpeza, são pró-ativos em suas funções, os resultados se mostram muito mais efetivos.

Organização e turnos

Existem ambientes do hotel que demandam limpeza constante, várias vezes ao dia, ao passo que outros podem ser limpos algumas vezes durante a semana.

Estabelecer as prioridades e organizar a limpeza por turnos pode tornar o processo muito mais fácil.

Portanto, chame sua equipe de limpeza e discutam cada setor do hotel, cada espaço, como deve ser feita a organização.

Determine, por exemplo, se as roupas de cama e toalhas serão lavadas diariamente ou não. Ou de quanto em quanto tempo o jardim e os vidros serão limpos.

Pequenos processos, que parecem detalhes, quando colocados em planejamento otimizam muito a rotina, resultando, inclusive, em economia para os gestores.

Organize também a própria equipe. É fundamental ter turnos bem estabelecidos para que nenhuma área do hotel fique ou sobrecarregada, ou sem limpeza.

Esteja preparado para a sazonalidade

Conheça seu hotel, saiba seus momentos de sazonalidade, e saiba quais são os momentos em que a equipe de limpeza precisa aumentar.

Com o maior fluxo de pessoas, mais hóspedes e mais atividades, é natural que o time de limpeza seja reorganizado.

Esteja preparado também para eventos especiais. Caso seu hotel tenha um espaço para festas, palestras e convenções, dedique uma equipe de limpeza preparada para essas ocasiões.

Vale a pena colocar em sua estratégia esses eventos pontuais que demandam atenção.

Tratamento de pisos

Existem alguns tratamentos de pisos no mercado que ajudam quando o assunto é limpeza.

Além de acumularem menos resíduos, esses tratamentos de piso são de fácil limpeza para o dia a dia.

Na hora de pensar na estrutura do seu hotel, vale a pena pesquisar pelos tipos de piso mais adequados.

Conheça os ambientes que precisam de atenção especial e invista em produtos específicos.

Compra de materiais adequados para cada ambiente

Outra dica de ouro é comprar os equipamentos certos para cada departamento do hotel.

Pode não parecer, mas isso ajuda muito na hora da limpeza.

Além disso, entre os vários equipamentos disponíveis no mercado, existem aqueles que são econômicos, de fácil limpeza e que produzem uma quantidade mínima de sujidades.

Invista também em equipamentos que façam menos barulho e economizem energia.

Tenha uma equipe especialista para limpeza pesada, para piscinas, estofados e pisos

Boa parte da limpeza de uma rede de hospedagem é pesada, como a limpeza de estofados, piscinas, pisos e outros.

Esse tipo de limpeza não deve ser realizado por qualquer pessoa, mas sim por uma equipe especializada. São pessoas treinadas e capacitadas para lidar com limpeza pesada.

Para não passar aperto, a dica é contar com uma equipe especializada, no quadro de funcionários.

Dessa forma esses profissionais podem ser acionados sempre que necessário, sem a necessidade de procurar terceiros no mercado para a realização da limpeza.

Incentive o seu hóspede a ajudar

Uma das maneiras de economizar na limpeza do hotel é propondo aos hóspedes que ajudem na conservação, seja do espaço privativo ou dos espaços comuns.

Cartazes fixados nos quartos, corredores e outras partes da rede de hospedagem, com dicas simples, como usar a toalha de banho mais que 1 vez ou repetir os lençóis, pode ser útil.

Lembre-se: a limpeza faz parte da rotina de qualquer gestor do ramo hoteleiro, mas é o primeiro ponto negativo que seu consumidor pode notar.

Vale a pena o investimento para melhorar este processo.

Para conhecer outras tecnologias para o ramo de hotéis, baixe gratuitamente nosso material:Tecnologia Hotel

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