Rev​enue Management em Hotéis: Saiba mais!

Você sabe o que é Rev​enue Management? Ou por que este dado é importante para o seu negócio?

Se você é gestor de hotel, com certeza já se deparou com esta expressão em algum momento.

O Revenue é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer hotel no momento de auxiliar na gestão financeira e tomada de decisões.

É por meio deste dado que você pode administrar de maneira correta o seu empreendimento e, assim, maximizar as suas ofertas.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então continue lendo esse artigo e descubra.

O que é Revenue Management e por que ele é importante?

O Rev​enue Management, como já citamos anteriormente, é uma técnica utilizada para melhorar o gerenciamento de receitas.

Basicamente, essa estratégia foca na precificação, bem como na oferta e demanda do mercado hoteleiro.

O objetivo é garantir uma boa taxa de ocupação, mantendo o hotel sempre rentável. Afinal, você precisa manter seu hotel funcionando, seja com 10% ou 100% de ocupação.

Com o novo consumidor, a relação entre custo e benefício ganhou relevância. O Revenue Management é uma excelente forma de ter estratégias mais assertivas e melhorar a performance do seu hotel.

Como o Revenue Management funciona?

O Rev​enue Management funciona por meio do gerenciamento de receita.

Por exemplo, se você possui 10 quartos, 100% de ocupação e a diária custa R$150,00, seu faturamento por noite será de R$1500,00, correto? Porém, se sua ocupação for de 90%, mas sua precificação mudar estrategicamente para R$180,00 a diária, sua receita é de R$1620,00.

No dia a dia, o Revenue Management é um dado para você estudar qual a melhor precificação para o seu negócio em diversas épocas.

Assim, você garante um equilíbrio de oferta e demanda para o seu hotel, principalmente quando não tem 100% de ocupação.

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, ele não é usada apenas em grandes redes.

Mesmo os pequenos e médios empreendimentos podem e devem usar essa estratégia para manter um equilíbrio na receita e assim estabilizar as finanças.

Quais erros não cometer ao aplicar o Revenue Management?

Para conseguir aplicar esta técnica da forma correta no seu empreendimento, é muito importante evitar alguns erros comuns. Para te ajudar, nós separamos alguns que sempre acabam prejudicando esse gerenciamento.

Tarifas Fixas

Nada de tarifas fixas. Isso acaba dificultando o estabelecimento de uma taxa média de ocupação.

Além disso, ter preços diferentes para dias úteis e finais de semana não quer dizer que suas tarifas são flutuantes.

É necessário criar uma tabela de precificação que de vantagens para os clientes que reservarem com antecedência.

Ou seja, quem faz a reserva em cima da hora acaba por pagar mais caro.

Dados desatualizados ou ausentes

É muito importante que você mantenha os dados sobre o desempenho do seu negócio atualizados.

Apenas com essas informações será possível traçar estratégias mais específicas, e assim tomar decisões corretas.

Por isso, é importante utilizar softwares que permitam o armazenamento de dados como taxa de ocupação, variação do mercado, vendas por canais e etc.

Não trabalhar com Upsell

Lembre-se: a diária é apenas um dos serviços oferecidos pelo hotel. É muito importante que você oferte outros itens, tanto no momento da reserva, quanto na recepção.

Os materiais de divulgação do seu negócio devem mostrar esses diferenciais, que poderão ser usufruídos pelo hóspede por meio da contratação de pacotes.

Por isso, invista pesado no upsell.

Não ter um sistema de gestão para auxiliar no processo

As tecnologias estão aí para te ajudar.

Para conseguir aplicar o Rev​enue Management no seu estabelecimento, é muito importante usar sistemas automatizados.

Tenha em mente que você precisa lidar com uma grande quantidade de informações. Para evitar erros, o ideal é usar um software que permita a gestão de vários processos, com apenas alguns cliques.

Além disso, o sistema de gestão é indispensável para o Rev​enue Management, pois ele irá auxiliar no armazenamento e análise de dados.

Portanto, agora que você já sabe o que é o Revenue Management, comece a considerar a sua aplicação, para que dessa forma a gestão da sua receita seja feita do jeito certo, garantindo assim, o equilíbrio desejado, bem como a minimização dos riscos para o seu negócio!

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2018-06-29T14:42:34+00:00 Gestão, Hotelaria|

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