RevPar: o que este indicador significa para seu Hotel?

No setor hoteleiro, o indicador mais conhecido, e fundamental é, sem dúvida, a ADR (Average Daily Rate ou Diária Média), ou diária média.

Para estabelecer essa métrica, você mede a receita total de hospedagem e divide pelo número de quartos ocupados. Com o resultado, é possível definir tarifários e acompanhar a taxa de ocupação.

No entanto, para quem deseja fazer cálculos para investimento, uma aposta garantida é o RevPar.

Você já conhece essa métrica?

Continue lendo este artigo que vamos falar sobre ela.

Receita por quarto disponível

RevPar é um acrônimo do inglês “revenue per available room”, que, traduzindo, significa receita por quarto disponível. Essa métrica de desempenho é uma das mais importantes no setor de hotelaria.

Para calcular, você divide o total da receita de hospedagem pelo total de quartos disponíveis (atenção: na ADR, como já dissemos, você divide o total da hospedagem pelo número de quartos ocupados!).

Também é possível multiplicar a diária média pela taxa de ocupação

Certamente o RevPar é uma das melhores ferramentas de gerenciamento de receita hoteleira para descobrir o quanto seu hotel tem sido eficiente em gerar resultados positivos, sendo um facilitador no momento de analisar não só seu plano anual, a longo prazo, mas também em tomadas rápidas de decisão.

Qual a maneira correta de utilizar esse indicador?

O RevPAR é uma medida para um ponto no tempo, que serve para medir sua competência na ocupação hoteleira durante as diferentes sazonalidades, por isso seus resultados devem ser comparados ao mesmo período — seja com a concorrência ou para medir seu crescimento.

A métrica vai demonstrar, principalmente na baixa ocupação e com tarifas baixas, se sua competência de ocupação foi maximizada.

Por isso, a comparação deve ser realizada em períodos de tempo semelhantes, como todas as quartas ou todos os sábados. Assim os resultados serão mais eficientes.

Também é possível comparar em épocas sazonais semelhantes, como em feriados (Páscoa, Natal ou Sete de Setembro). Isso porque, nesses dias, o fluxo é diferente do que no restante do ano, as pessoas costumam viajar mais, e o comparativo deve ser feito com os anos anteriores, na mesma época, para um conseguir um resultado confiável.

Também é importante lembrar que os números que apontam para um RevPAR bem sucedidos são diferentes de mercado para mercado, com base na demanda, target, entre tantos fatores que podem segmentar um hotel.

Por isso, caso for estabelecer comparativos com concorrência, leve em conta o mercado em que atua e procure empresas com o máximo de semelhança à sua.

Outros tipos de RevPar

Há também outras métricas semelhantes ao RevPar, cada uma com sua especificidade. Confira:

TRevPar

Métrica de desempenho estritamente relacionada à indústria hoteleira, que não é muito utilizada porque seu resultado pode esconder uma baixa ADR.

Para chegar até ela, usa-se calcular a receita total do hotel ao invés de a receita do quarto, somando todos os serviços utilizados pelo hóspede.

Ela fica ainda mais difícil quando o hotel oferece serviços para não-hóspedes, como restaurante ou day-use das áreas sociais.

NET RevPAR

Os custos variáveis são deduzidos da receita de hospedagem antes de serem divididos pelos quartos desocupados. É utilizado para avaliar o valor real líquido das tarifas.

Conseguiu entender a importância que essa métrica tem no momento de medir o desempenho do seu hotel?

Use esse e outros indicadores hoteleiros para medir os resultados do seu hotel.

E tenha um software especializado como parceiro para levantar todos os números de forma correta, gerando relatórios eficientes e te ajudando em todas essas métricas de forma que você consiga visualizar o crescimento da sua empresa.

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2018-08-17T17:00:56+00:00 Automação, Gestão, Hotelaria|

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