Hotelaria: seu hotel PRECISA de um software de gestão!

Quando alguém procura por um serviço de hotelaria, grande parte das vezes deseja muito mais que uma cama para dormir.

Ofertar uma experiência agradável, remetida a bons serviços, é o mínimo que o hóspede almeja.

Um dos fatores determinantes para uma boa experiência é a organização, e é por isso que um software de gestão, ou PMS – Property Management Systems, mesmo invisível ao hóspede, pode fazer toda a diferença no momento de trazer essa experiência e fidelizar o cliente.

Listamos alguns itens, desde a inclusão da reserva até o check out, onde os softwares de gestão vão ajudar o seu hotel a prestar serviços com excelência, e aí você vai entender por que precisa deles.

Agilidade e confiança no front office

Para começar, quando alguém chega a um hotel, normalmente viajou para estar ali.

Neste momento, tudo que ele menos quer é burocracias que o prendam na recepção enquanto ele poderia estar desfrutando do seu quarto.

Pior ainda é quando ele faz a reserva com antecedência e, quando chega no local, se depara com um overbooking.

Com um software de gestão, além de fazer um cadastro inteligente, que realmente armazena informações importantes do seu hóspede, isso é feito de forma rápida e sem erros.

Os problemas de mais reservas que a capacidade é outro facilmente resolvido pelo software de gestão, e você nunca mais precisará disponibilizar um quarto de maior ou menor valor, ou mesmo encaminhar o hóspede a outro hotel.

Dessa forma, o hóspede recebe exatamente o que deseja e o hotel não tem custos a mais com isso.

Além disso, sabemos como as agências online de turismo estão mudando a forma como nossos consumidores reservam e encontram hotéis.

Em um software de gestão, você consegue ter controle sobre as reservas online e offline, sem dados falhos ou que se perdem no meio do caminho.

Independente de qual equipe está à frente da sua recepção, todas as pessoas terão acesso à dados precisos sobre seus hóspedes, melhorando assim seu atendimento.

Serviços otimizados

No decorrer da hospedagem, o hóspede vai consumir, seja frigobar ou serviço de quarto, restaurante, bar.

E não há nada mais chato quando, na hora de fechar a conta, esse registro de consumo não bater com a realidade.

Ficar debatendo com os funcionários o que foi e o que não foi consumido demanda tempo e energia, gerando desgaste para ambos os lados.

Por outro lado, pedidos não contabilizados, informações da cozinha ou estoque que não chegam até a administração geram prejuízo para gestores.

Neste caso, um software de gestão garante mais controle e acertos para o hotel e consequentemente mais satisfação ao cliente.

O que foi consumido dentro do hotel, em refeições e serviços, fica contabilizado para não ter erro ou demora na hora de acertar a conta.

Além disso, o controle de manutenção dos quartos é otimizado e a movimentação das camareiras orquestrada com eficiência.

Isso significa nenhuma roupa de cama sem trocar e ninguém sendo incomodado constantemente pelos funcionários da limpeza, ambas experiências que poderiam render uma péssima experiência ao hóspede e custar muito retrabalho à sua equipe.

Dos serviços mais simples aos detalhes mais elaborados, um software de gestão completo faz com que todos os pontos do seu hotel se conectem.

Controle e segurança no back office

Oferecer um boa hospedagem é boa parte do sucesso do negócio, mas manter o controle sobre o gerenciamento é imprescindível para que o hotel prospere.

Se para o hóspede um software de gestão tem influência no quanto a experiência da hospedagem será positiva, para o gerenciamento do hotel ele é capaz de cuidar da saúde financeira.

Basta dizer que neles estão incluídos toda a contabilidade e o faturamento dos hotéis. Fornecedores, compras, vendas, lucros e despesas: você e sua equipe tem acesso à informações precisas, sem falhas que podem ocorrer utilizando planilhas.

Só um software de gestão é capaz de gerar relatórios que vão indicar o caminho certo a ser percorrido, baseado em acertos, erros, apontamento de gargalos.

Para sua gestão, isso significa redução de custos, aproveitamento de oportunidades e decisões de gestão mais assertivas.

Integração

Um hotel não é um estabelecimento simples de ser gerido, uma vez que não oferta um serviço engessado, mas diferentes atividades que se complementam – e cada uma deve ser administrada conforme sua especialidade.

Por isso, uma dica na hora de escolher um software gerencial é que ele ofereça integração, ou seja, consiga gerir todas essas atividades no mesmo banco de dados.

Outra característica comum do negócio é que ele seja – ou se transforme – em rede, com várias unidades em localidades diferentes.

Um software que gerencie cada uma delas de forma individual, mas que integre todas em um único sistema, é sempre o mais indicado.

Não dá pra ficar sem!

Este artigo conseguiu abrir o panorama de por que o seu hotel PRECISA de um software de gestão?

Então continue lendo nosso blog e conheça mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio, seus hóspedes, seus funcionários e por você.

2018-05-23T17:55:02+00:00 Gestão, Hotelaria, Tecnologia|

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