Por que trocar as planilhas do seu Motel por um sistema de gestão?

Há algumas décadas, as planilhas chegaram substituindo os controles gerenciais feitos em papel de forma bastante eficiente.

Quem não concorda que esse foi um passo gigantesco no que diz respeito a eficiência, provavelmente não viveu a transição do analógico para o digital.

Hoje em dia as planilhas continuam funcionando muito bem, mas para os pequenos gerenciamentos, principalmente os pessoais.

Com os avanços tecnológicos (e a popularização deles, que inclui o barateamento de produtos e serviços), não há mais motivo para que qualquer tipo de empresa se abstenha de um sistema de gestão pensado para desenvolver o seu tipo de negócio.

Se até os pequenos comércios funcionam melhor quando automatizados, por que seria diferente com seu Motel?

Discrição para os clientes

Um dos principais beneficiados pela troca da planilha por um sistema de gestão é o cliente e, consequentemente o negócio de uma forma geral.

Afinal, quando alguém procura por um serviço de motel espera agilidade e discrição, sendo o sigilo a parte mais importante durante o atendimento neste tipo de mercado.

Desde a reserva até a solicitação de serviço de quarto, tudo pode ser otimizado pelo sistema de gestão.

Erros comuns para quem utiliza planilhas, como horário de entrada e saída, demora no atendimento e falha na comunicação, são facilmente eliminados quando se opta por um sistema gerencial.

Essas situações, muitas vezes embaraçosas aos clientes, e que geralmente envolve sua exposição desnecessária, são positivamente reduzidas.

E, sabemos: quando um erro desses acontece, normalmente aquelas pessoas, em outro momento, vão procurar um outro lugar.

Produtividade para os funcionários

Vocë já abriu uma grande planilha e tentou encontrar alguma informação perdida naquele amontoado de letras e números?

Se a resposta for sim, certamente levou algumas horas.

Multiplique essas horas pelo número de funcionários e calcule, em tempo de trabalho remunerado, quanto dinheiro poderia ser investido em outras áreas do seu negócio — e quanto de produtividade se joga pelo ralo.

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não trocar a planilha pelo sistema de gestão pelo aumento de custo, fazer essa conta pode te ajudar na decisão.

Além do que, como já foi dito anteriormente, o número de erros é consideravelmente reduzido: controle de entrada e saída, movimentação de estoque, limpeza dos quartos, acompanhamento de pedidos, controle de energia em ambientes vazios.

Sem contar que os relatórios são gerados com facilidade, rapidez e sem falhas. Excelente para tomada de decisão.

Todos os colaboradores compreendem as informações e o trabalho de um não atrapalha trabalho do outro. Você terá uma gestão uniforme, com menos perda de informações no meio do caminho.

Integração entre setores

Estoque, cozinha, fornecedores: você tem todas essas informações em suas planilhas, mas elas estão atualizadas?

Ter um software de gestão permite que você integre todos os setores do seu motel com tranquilidade, sem deixar nada de lado e sem precisar de trabalho manual para controlar tudo.

Da chegada a saída do cliente, você terá em uma única tela todas as informações necessárias, melhorando inclusive o controle de caixa e o atendimento ao cliente.

Controle para os gerentes

Entre todos os objetivos de um sistema de gestão, o principal deles (e isso próprio nome já diz) é facilitar o trabalho da gerência.

Seja através de relatórios, onde pode-se acompanhar toda a movimentação, descobrir gargalos, corrigir falhas, estabelecer índices ou acessando o sistema onde quer que esteja: o controle é otimizado de forma que a visão geral do negócio se torna clara para quem estiver a frente dele.

Por mais bem pensada que seja, as planilhas estão muito aquém dos sistemas gerenciais. Quando se opta por dar esse passo adiante, o que acontece é uma evolução cíclica, iniciando na melhora da gestão e resultando em crescimento.

Que tal saber mais sobre o que fazer para melhorar o gerenciamento do seu motel? Já comentamos sobre esse assunto aqui em nosso blog!

Se você ainda não utiliza um sistema de gestão para o seu motel, pare e pense melhor sobre esse assunto.

Conheça o Meu Motel, um sistema de gestão especializado no ramo.

Conheça o Meu Motel

2018-06-29T15:46:21+00:00 Gestão, Inovação, Motelaria|

Deixe um comentário

X

Falta pouco! Complete seu cadastro. A equipe Bitz logo entrará em contato!