Práticas de sustentabilidade na hotelaria e motéis

Cuidar do meio ambiente, conquistar e fidelizar hóspedes atualmente são objetivos relacionados na área hoteleira, isso requer executar práticas de sustentabilidade na hotelaria contínuas.

A sustentabilidade na gestão hoteleira é uma forte estratégica de marketing além de minimizar impactos ambientais causados pela sua operação.

A pesquisa “Futuro da hotelaria”, realizada pela empresa de consultoria Mapie, apontou que 75% dos hóspedes consideram a sustentabilidade fator preponderante na escolha do hotel.

Partindo disso, esse artigo baseia-se em dicas importantes para aplicar a sustentabilidade em vários setores do empreendimento.

Desta forma, Preparamos 5 dicas de como ajudar na visão estratégica do negócio, reduzir custos, além de contribuir na preservação do meio ambiente.

5 práticas de sustentabilidade na hotelaria e motéis

Acompanhe o texto e entusiasme-se para fazer uma gestão produtiva no seu estabelecimento e ainda beneficiar a natureza.

1- Separe o lixo do lixo

Você consegue imaginar a quantidade de lixo que um hotel produz?

São muitos quilos de resíduos produzidos diariamente e existem alternativas práticas para diminuir o impacto no meio ambiente causado pelo descarte incorreto desses resíduos.

Para começar é muito importante fazer a separação dos lixos.

Os descartáveis e recicláveis podem ser destinados às cooperativas de reaproveitamento.

Os lixos orgânicos podem ser usados em compostagem. A técnica de compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os restos que podem ser usados como adubos em hortas.

Disponibilize lixeiras específicas para materiais recicláveis nas áreas comuns, nos quartos e em locais de acesso exclusivo de funcionários.

2- Use e abuse de produtos biodegradáveis

Atualmente o mercado possui uma carta vasta de produtos biodegradáveis de higiene e limpeza. Pesquise e use todos, se possível.

Essa dica é fundamental quando se fala em impacto ambiental.

No ramo de hotelaria, muitos produtos químicos são consumidos. E para isso, a composição biodegradável é a opção mais indicada.

Os produtos biodegradáveis se decompõe rapidamente e por completo, sem causar estragos nos ecossistemas. Melhor ainda se os produtos possuírem origem orgânica.

3-Utilize água da chuva e reaproveite

Águas pluviais são gratuitas e podem gerar uma grande economia para o seu hotel.

Para isso, basta criar sistemas de captação para aproveitar essa riqueza da natureza. Vale salientar que a água da chuva poderá ser utilizada para fins nãos potáveis.

A viabilidade desses sistemas de captação trazem benefícios para inúmeros fins, desde a irrigação de jardins e hortas, até mesmo na utilização para limpezas de ambientes externos e sanitários, por exemplo.

4- Acredite na energia solar fotovoltaica

Esse sistema gera energia limpa e renovável, possibilita valorizar a sua propriedade além de gerar a sua própria energia elétrica e diminuir muito a sua conta de luz!

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade.

Essa opção é considerada a maior invenção sustentável. Os painéis fotovoltaicos são recursos tecnológicos que se utilizam da radiação solar na geração de energia elétrica.

Normalmente hotéis, motéis, pousadas e hostels possuem um alto consumo energético com chuveiros, banheiras, ar condicionados e aquecedores. A energia solar fotovoltaica é capaz de gerar uma redução de 50% a 95% na conta de luz.

Essa é a aposta certeira. Acredita-se que, em uma média de cinco anos, o investimento se pague com economia na conta de luz

Seguramente, será o maior investimento, mas com custo-benefício garantido.

5- Aposte em campanhas de conscientização de ideias sustentáveis para seus hóspede

Não basta fazer, tem que mostrar! A sustentabilidade do local tem que ser exposta e estimulada.

O estabelecimento precisa promover a sua preocupação ambiental.

Estimule o reuso de toalhas e a diminuição do uso de produtos descartáveis. Oriente sobre as formas de economia.

Utilize de cuidados, com sensores e lâmpadas de baixo consumo. As embalagens do refeitório ou dos produtos de higiene também podem ser biodegradáveis e sustentáveis.

Enfim, a sustentabilidade já é um passo à frente de seu concorrente. Em gestão de hotelaria é basicamente um pré-requisito nesta sociedade contemporânea e curiosa.

Gostou do assunto? Se você já investe em sustentabilidade na gestão do seu negócio, conta pra gente como você tem feito?

2017-11-29T16:49:00+00:00 Hotelaria|

Leave A Comment